quina-do-rio-negro - meaning and definition. What is quina-do-rio-negro
Diclib.com
ChatGPT AI Dictionary
Enter a word or phrase in any language 👆
Language:

Translation and analysis of words by ChatGPT artificial intelligence

On this page you can get a detailed analysis of a word or phrase, produced by the best artificial intelligence technology to date:

  • how the word is used
  • frequency of use
  • it is used more often in oral or written speech
  • word translation options
  • usage examples (several phrases with translation)
  • etymology

What (who) is quina-do-rio-negro - definition

CAPITANIA BRASILEIRA
São José do Rio Negro; Capitania do Rio Negro

Río Negro (província)         
  • Divisão administrativa da '''Província de Rio Negro''' e sua capital
PROVÍNCIA DA ARGENTINA
Província de Río Negro; Província de Rio Negro; Província do Rio Negro; Rio Negro (província)
|mapa_imagem=Rio Negro in Argentina (+Falkland hatched).svg
Manuel Gomes de Carvalho Filho         
Barão de Rio Negro; Barão do Rio Negro
Manuel Gomes de Carvalho Filho, primeiro e único barão do Rio Negro (Barra Mansa, 27 de abril de 1836 — Paris, 27 de dezembro de 1898) foi um fazendeiro, capitalista e nobre brasileiro.
Avellaneda (departamento de Río Negro)         
Avellaneda (Río Negro); Avellaneda (departamento de Rio Negro)
Avellaneda é um departamento da Argentina, localizado na

Wikipedia

Capitania de São José do Rio Negro

A Capitania de São José do Rio Negro foi uma das Capitanias do Brasil durante o período colonial.

Dependendo diretamente do Estado do Grão-Pará e Maranhão, foi criada em 3 de março de 1755, desmembrada da Capitania do Grão-Pará, por influência política de Francisco Xavier de Mendonça Furtado. Abrangia territórios atualmente equivalentes aos estados do Amazonas e de Roraima.

A sede da capitania foi instalada na vila de Mariuá, atual Barcelos. No governo de Lobo D´Almada, houve a transferência da sede da Capitania para o Lugar da Barra do Rio Negro (atual Manaus), aí permanecendo entre os anos de 1791 a 1798, quando retornou para Barcelos. Finalmente, em 29 de março de 1808, durante o governo do Capitão de Mar-e-Guerra José Joaquim Vitório da Costa, foi novamente transferida, em definitivo, para o Lugar da Barra.

Em 28 de fevereiro de 1821 as capitanias tornam-se províncias, e, no contexto da Independência do Brasil (1822), os moradores da vila proclamaram-se independentes, estabelecendo mesmo um governo provisório. A região acabou incorporada ao Império do Brasil, na província do Grão-Pará, como Comarca do Alto Amazonas (1824). Ganhou autonomia na condição de Província do Amazonas, pela Lei n° 582, de 5 de setembro de 1850. Manaus, tornada vila desde 1832 e elevada à condição de cidade com o nome de Barra do Rio Negro por lei provincial de 24 de outubro de 1848, foi então alçada à categoria de capital, em 5 de janeiro de 1851, tendo recuperado seu primitivo nome de Manaus por lei provincial de 4 de setembro de 1856.

Com a Proclamação da República Brasileira (1889), a então Província do Amazonas passaria a ser denominada de Estado do Amazonas.